quarta-feira, 27 janeiro, 2021
  • Cursos
  • Contato
  • E-books
Portal I9 Treinamentos
Sem resultado
Ver mais resultados
  • Governo
  • Economia
  • Municípios
  • Poder Judiciário
  • Poder Legislativo
Cursos
WhatsApp
Portal I9 Treinamentos
Sem resultado
Ver mais resultados
Portal I9 Treinamentos

Início » Politicas públicas » Desenvolvimento regional » MDR lança programa para fortalecer desenvolvimento nas cidades localizadas na faixa de fronteira

MDR lança programa para fortalecer desenvolvimento nas cidades localizadas na faixa de fronteira

Iniciativa visa reduzir desigualdades econômicas e sociais nas cidades localizadas em até 150 quilômetros do limite com países vizinhos

Murillo de Miranda Basto Neto Por Murillo de Miranda Basto Neto
07/01/2021
em Desenvolvimento regional, Governo Federal, Infraestrutura, Municípios
3 min - Tempo de leitura

MDR lança programa para fortalecer desenvolvimento nas cidades localizadas na faixa de fronteira

0
SHARES
140
VIEWS
CompartilharCompartilharCompartilhar

MDR lança programa para fortalecer desenvolvimento nas cidades localizadas na faixa de fronteira

MDR lança programa para fortalecer desenvolvimento nas cidades localizadas na faixa de fronteira – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) instituiu, na terça-feira (29), o Programa Fronteira Integrada (PFI), que visa reduzir as desigualdades econômicas e sociais nas cidades localizadas em uma área de 150 quilômetros de largura ao longo das fronteiras terrestres brasileiras. A meta é criar oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda, melhoria da infraestrutura urbana e maior qualidade de vida da população. O PFI passará a ser efetivo a partir da próxima terça-feira (5).

Terão prioridade no atendimento as 33 cidades-gêmeas reconhecidas pelo MDR nas áreas fronteiriças do Norte, Centro-Oeste e Sul, os municípios classificados como polos das regiões intermediárias priorizados pelos Planos de Desenvolvimento Regional da Amazônia (PRDA) e do Centro-Oeste (PRDCO) e as localidades enquadradas como de baixa renda pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

“O PFI é mais um instrumento para fortalecer o desenvolvimento regional da Faixa de Fronteira, o que reforça a preocupação do Governo Federal em levar mais oportunidades de crescimento econômico e social para áreas mais afastadas”, observou a diretora de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Adriana Melo Alves.

A implementação do PFI será feita com base em quatro eixos de ação: desenvolvimento produtivo; infraestrutura econômica e urbana; desenvolvimento social e acesso a serviços públicos essenciais; e fortalecimento das capacidades governativas dos entes federativos. Já em 2021, será publicado edital para a implementação de projetos nessas vertentes. Para tanto, poderão ser firmados convênios, acordos de cooperação, ajustes ou outros instrumentos com órgãos públicos e privados, além de consórcios públicos.

Essas atividades poderão ser financiadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO); de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Centro-Oeste (FDCO); e por outras fontes nacionais e internacionais.

Cidades-gêmeas

São consideradas cidades-gêmeas aquelas que são cortadas pela linha de fronteira, seca ou fluvial, articulada ou não por obras de infraestrutura, e que apresentam grande potencial de integração econômica, social e cultural com o município do país vizinho. Para serem enquadradas nessa categoria, uma série de estudos são realizados.

Atualmente, o Brasil conta com 33 localidades classificadas como cidades-gêmeas. A maior parte (12) está localizada no Rio Grande do Sul: Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana, Dionísio Cerqueira e Porto Mauá. No Paraná, também estão assim classificadas as cidades de Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Foz do Iguaçu e Guaíra.

No Mato Grosso do Sul, Bela Vista, Corumbá, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Coronel Sapucaia e Ponto Murtinho têm esse status. Os municípios acreanos de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Santa Rosa do Purus também são consideradas cidades-gêmeas. Além delas, também estão enquadradas Cáceres (MT), Oiapoque (AP), Guajará-Mirim (RO) e Tabatinga (AM).

Fonte

Conheça o calendário de cursos online e ao vivo da I9 Treinamentos para o ano de 2020. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais...

Cursos I9 Treinamentos 2021
Tags: cidades localizadas na faixa de fronteiraCidades-gêmeasDesenvolvimento Regionalfaixa de fronteiramunicípios localizados na faixa de fronteira
Anterior

Queda na doação de sangue devido à pandeia preocupa hemocentros

Próximo

Destaques do Diário Oficial da União de 12 de janeiro de 2021

Postagens Relacionadas

Governo Federal

Publicação do Governo Federal orienta gestores municipais de todo o País

27/01/2021
Municípios

Informações dos gastos em ações do 6º bimestre 2020 devem ser enviadas até dia 30

27/01/2021
Próximo

Destaques do Diário Oficial da União de 12 de janeiro de 2021

  • Tops
  • Comentados
  • Recentes

Saúde lança módulo de habilitação de convênios na contramão da Plataforma +Brasil

11/09/2020

Novo decreto insere pontos na regulamentação da Lei Aldir Blanc

22/09/2020

78 por cento dos prefeitos podem se candidatar à reeleição

18/09/2020

Grandes municípios defendem manutenção do ISS em eventual reforma tributária

18/09/2020

Inscrições estão abertas para o exame do primeiro semestre do CELPE-BRAS

Portaria do Inep altera critérios estabelecidos para o Saeb

Destaques do Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2020

Destaques do Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2020

Publicação do Governo Federal orienta gestores municipais de todo o País

27/01/2021

Parceria capacitará jovens em situação de vulnerabilidade

27/01/2021

Ministério da Saúde contrata mais médicos para a Atenção Primária do Amazonas

27/01/2021

Termina no próximo dia 29 o prazo para solicitar Termo de Opção pelo Simples Nacional

27/01/2021

Postagens Recentes

Publicação do Governo Federal orienta gestores municipais de todo o País

27/01/2021

Parceria capacitará jovens em situação de vulnerabilidade

27/01/2021

Ministério da Saúde contrata mais médicos para a Atenção Primária do Amazonas

27/01/2021

Busca no Site

Categorias

Arquivos

Mais Lida da Semana

Municípios

Divulgado valores da complementação da União ao Fundeb para 2021

19/01/2021

Mais Lidas

Divulgado valores da complementação da União ao Fundeb para 2021

FNDE promove encontro virtual para apoiar novos gestores educacionais

Visitadores do programa Criança Feliz serão capacitados para identificar violência contra crianças

FPM: Municípios receberam repasse nesta quarta-feira

Calendário de cursos

  • Cursos
  • Contato
  • E-books

© 2020 I9 Treinamentos Web Designer e Criação de Sitesblank

Sem resultado
Ver mais resultados
  • AGU
  • Agricultura
  • CGU
  • Cidadania
  • Compras Governamentais
  • Comunicações
  • Cultura
  • Defesa Nacional
  • Direitos humanos
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Governo Federal
  • Infraestrutura
  • Justiça e segurança pública
  • Meio Ambiente
  • Minas e Energia
  • Municípios
  • Plataforma + Brasil
  • Poder Legislativo
  • Política
  • Saúde
  • TCU
  • Turismo

© 2020 I9 Treinamentos