segunda-feira, 19 abril, 2021
  • Cursos
  • Contato
  • E-books
Portal I9 Treinamentos
Sem resultado
Ver mais resultados
  • Economia
  • Governo
  • Municípios
  • Poder Legislativo
  • Plataforma+Brasil
Cursos
WhatsApp
Grupos
Portal I9 Treinamentos
Sem resultado
Ver mais resultados
Portal I9 Treinamentos

Início » Municípios » IBGE atualiza lista de subdivisões municipais do Brasil

IBGE atualiza lista de subdivisões municipais do Brasil

Levantamento inclui novo distrito municipal e mais seis subdistritos

Murillo de Miranda Basto Neto Por Murillo de Miranda Basto Neto
26/02/2021
em IBGE, Municípios
2 min - Tempo de leitura

IBGE atualiza lista de subdivisões municipais do Brasil

0
SHARES
356
VIEWS
CompartilharCompartilharCompartilhar

IBGE atualiza lista de subdivisões municipais do Brasil

IBGE atualiza lista de subdivisões municipais do Brasil – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (26) a nova lista de subdivisões municipais do país. O atual levantamento, referente a 2020, inseriu mais um distrito municipal e seis novos subdistritos, na comparação com o ano anterior.blankblank

A estrutura territorial brasileira mantém 5.568 municípios desde 2013. Somam-se aos municípios um distrito federal (Brasília) e um distrito estadual em Pernambuco (Fernando de Noronha).

De acordo com o IBGE, a divisão territorial brasileira detalha a estrutura territorial do país, identificando as macrorregiões, unidades da federação, mesorregiões, microrregiões, regiões geográficas Imediatas, regiões geográficas intermediárias e municípios. Também fazem parte as subdivisões internas, os distritos e subdistritos ou regiões administrativas.

“O IBGE sistematiza todas essas informações, monitorando eventuais alterações na divisão político-administrativa, através de atualizações anuais”, informou o instituto.

Segundo o instituto, as divisões intramunicipais passam por mudanças com maior dinamismo. Em 2020, eram 10.631 distritos municipais e 683 subdistritos, enquanto em 2019 somavam 10.630 distritos e 689 subdistritos. As diferenças estão relacionadas à extinção, pelos municípios, das estruturas territoriais que se refletem nos cadastros.

O instituto faz o cadastro dos eventos ocorridos na divisão territorial brasileira para atualizar o conhecimento do território do país e estruturar os estudos geocientíficos. O trabalho permite a atualização da base territorial para fins operacionais de pesquisas, censos e divulgação de dados estatísticos.

Setores censitários

O IBGE também divulgou a malha setorial intermediária 2020 em formato digital, que inclui a classificação de setores censitários em urbano ou rural, para atender as necessidades de planejamento territorial. Segundo o órgão, são 448.988 setores censitários, sendo 344.142 urbanos e 104.846 rurais. Eles representam a menor porção territorial utilizada para planejar e realizar pesquisas.

A malha setorial lançada em 2019 é independente do censo demográfico ou agropecuário, e por isso é considerada intermediária, não apresentando dados estatísticos de população e domicílios.

“Ela traz a classificação de setores censitários, em urbano ou rural, em consonância com a divisão político-administrativa da malha municipal, sendo capaz de subsidiar o planejamento em níveis municipal, estadual e regional, além de pesquisas e negócios que demandem componentes espaciais. O produto resulta da ampliação da visão das diversas formas de ocupação humana no território nacional, tendo como principal insumo de atualização contínua a análise de alterações no território, com imagens de alta resolução”, informa o instituto.

Fonte

Conheça os cursos da I9 Treinamentos de 2021. Novos cursos e professores renomados. Clique na imagem abaixo e fique sabendo muito mais...

Cursos I9 Treinamentos 2021
Tags: brasildistritosibgemunicípiossubdivisões municipais
Anterior

FNDE publica estimativa do salário-educação para 2021

Próximo

Portarias da STN abrem caminho para adoção da nova tabela de fontes pelos Municípios

Postagens Relacionadas

Poder Legislativo

Relator prevê votação da reforma administrativa na CCJ em maio

17/04/2021
Plataforma + Brasil

TCU realiza com apoio da Rede +Brasil o Programa TCU+Cidades com webinários para gestores municipais

16/04/2021
Próximo

Portarias da STN abrem caminho para adoção da nova tabela de fontes pelos Municípios

  • Tops
  • Comentados
  • Recentes

Saúde lança módulo de habilitação de convênios na contramão da Plataforma +Brasil

11/09/2020

Novo decreto insere pontos na regulamentação da Lei Aldir Blanc

22/09/2020

78 por cento dos prefeitos podem se candidatar à reeleição

18/09/2020

Grandes municípios defendem manutenção do ISS em eventual reforma tributária

18/09/2020

Inscrições estão abertas para o exame do primeiro semestre do CELPE-BRAS

Portaria do Inep altera critérios estabelecidos para o Saeb

Destaques do Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2020

Destaques do Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2020

Presidente sanciona lei que autoriza contratações em hospitais universitários da Rede Ebserh e novas universidades federais

17/04/2021

Medida Provisória moderniza a gestão de cargos e funções sem aumento de despesa

17/04/2021

Aprovadas novas resoluções para a educação pública brasileira

17/04/2021

Senadores manifestam preocupação com crise das santas casas brasileiras

17/04/2021

Postagens Recentes

Presidente sanciona lei que autoriza contratações em hospitais universitários da Rede Ebserh e novas universidades federais

17/04/2021

Medida Provisória moderniza a gestão de cargos e funções sem aumento de despesa

17/04/2021

Aprovadas novas resoluções para a educação pública brasileira

17/04/2021

Busca no Site

Categorias

Arquivos

Mais Lida da Semana

Educação

MEC lança cartilha de orientações para volta às aulas de alunos surdos

13/04/2021

Mais Lidas

MEC lança cartilha de orientações para volta às aulas de alunos surdos

MTur divulga lista de propostas habilitadas a participar do Projeto Experiências do Brasil Rural

78 por cento dos prefeitos podem se candidatar à reeleição

Liberação dos recursos da MP 1041 garantem o custeio temporário dos Centros Covid-19

Calendário de cursos

Bot

  • Cursos
  • Contato
  • E-books

© 2021 I9 Treinamentos Web Designer e Criação de Sitesblank

Sem resultado
Ver mais resultados
  • AGU
  • Agricultura
  • CGU
  • Cidadania
  • Compras Governamentais
  • Comunicações
  • Cultura
  • Defesa Nacional
  • Direitos humanos
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Governo Federal
  • Infraestrutura
  • Justiça e segurança pública
  • Meio Ambiente
  • Minas e Energia
  • Municípios
  • Plataforma + Brasil
  • Poder Legislativo
  • Política
  • Saúde
  • TCU
  • Turismo

© 2021 I9 Treinamentos