Busca Ativa Escolar: plataforma está aberta para readesão municipal
A plataforma da Busca Ativa Escolar já está aberta para a readesão municipal. Os municípios que desejam continuar a atuar com a estratégia nesse novo ciclo de gestão, devem acessar o site da plataforma e pedir a adesão/readesão. O processo é simples, e todo o passo a passo está descrito neste guia.
Todo o histórico dos dados de usuários, alertas e casos ficaram salvaguardados e assim que a readesão for feita, a equipe, dentro das suas funções e permissões usuais, pode acessar as informações novamente e dar continuidade ao trabalho.
Nova gestão
Em 2021 começou um novo ciclo nas gestões municipais e, por isso, a plataforma foi fechada em 31 de dezembro de 2020. Dessa forma, a Busca Ativa Escolar deverá ser repactuada como uma estratégia prioritária para continuidade nos próximos quatro anos das novas administrações municipais.
Sobre a Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.